quarta-feira, 5 de novembro de 2008

I have a dream








"I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: 'We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal.'
I have a dream that one day on the red hills of Georgia, the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at the table of brotherhood.
I have a dream that one day even the state of Mississippi, a state sweltering with the heat of injustice, sweltering with the heat of oppression, will be transformed into an oasis of freedom and justice.
I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character.
I have a dream today!


Free at last! Free at last!"


No dia 28 de agosto de 1963, Martin Luther King Jr fez este discurso em Washington...

04 de novembro de 2008 - Barack Obama vence as eleições para presidência dos Estados Unidos da América
Guardem esta data, pois seus filhos vão estudar isso nos livros de história e vc vai poder dizer: eu vi o sonho acontecer.
Certa vez estava comentando com meu pai sobre quando assistimos ao filme Forrest Gump que retrata vários momentos políticos e históricos da história America e perguntava pra ele e me explicava cada detalhe...cada coisa, que em sua grande maioria, ele viveu. Mesmo aqui no Brasil, mas ele viveu.
Hoje posso dizer pros meus filhos que temos um Presidente da República que veio do nada (digo isso, pois não veio de família rica ou tradicional), um operário proletariado, semi-analfabeto e sem um dedo, que um dia disse que ia ser O Presidente da República do Brasil e foi.
E hoje temos em nosso presente a maior potência mundial, mesmo passando por uma crise de recessão, sendo governada por nada mais nada menos que um negro chamado Barack Obama. Isso é, de fato, fantástico. Fascinante. Curioso. Histórico.
Quem diria...um dia os Estados Unidos, racistas que sempre foram, serem comandados por um negro...
Sei que não se falará em outra coisa durante esse dia, e por isso deixo aqui minha alegria. Minha satisfação em ver que a humanidade ainda tem chances de melhorar...de mostrar que ninguém é mais que ninguém por quantidade de pigmentos na pele. Que a vitória é do ser humano...
Eu estou, de fato, emocionada com essa eleição. Que seja um bom político, que acabe, como prometeu, com a guerra no Iraque retirando de lá as tropas americanas e que faça um bom governo, pois este país estando bem o mundo também está.

Como disse Martin: "And if America is to be a great nation, this must become true."

E assim se faz...

9 comentários:

disse...

Que discurso lindo!

"I have a dream that one day on the red hills of Georgia, the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at the table of brotherhood."

E o sonho continua ...

Alisson da Hora disse...

Eu jamais imaginei que isso pudesse acontecer. Viajei pela Universidade ao sul dos EUA (como também fui ao Norte) e vi que ambas as partes ainda têm uma mágoa muito grande. E no Sul, principalmente, você ainda é julgado pela cor da sua pele. Espero que as forças subterrâneas não o aniquilem: e nem ele, com tanto poder, se destrua. Que as palavras do King possam ecoar na mente dele...

beijo!

moonshiner disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
moonshiner disse...

Eu também acordei ansiosa pra saber o resultado da votação e fiquei bastante feliz com esse resultado. O Obama despertou interesse e voltou as atenções do mundo todo para as eleições nos Estados Unidos, como uma espécie de salvador ou popstar. É sim, incrível. Eu queria estar lá e ver isso tudo bem de perto.
Torço muito pra que dê tudo certo de agora em diante. Que ele não tenha, nem de longe, um final triste como tiveram outros presidentes dos EUA que se destacaram por tentatarem uma nova política.

Unknown disse...

Flávia, disse tudo, é realmente histórico e um privilégio poder assistir, ainda mais nos Estados Unidos, a não mais ridiculamemte racista, em todos os aspectos. Parabéns pelo post, um beijo enorme!

Unknown disse...

E continuamos com o sistema de cotas...

Anônimo disse...

Bom dia, menina.
E um detalhe a mais: a acorrência da população para votar foi mais um dado surpreendente nessa eleição americana: muita gente se registrou especificamente para essa eleição, e muita gente fez questão de votar.

Enquanto isso, aqui no Rio, onde o voto é obrigatório, a estratégia da dupla Paes/Cabral foi decretar feriado na segunda pros eleitores do Gabeira viajarem e justificarem o voto na praia.

Isso deve querer dizer alguma coisa...

Beijo.

Michelle Dangeli disse...

Flávia, o mundo inteiro está apostando suas fichas no governo de Obama. Tanto pelas mudanças que isso implica no cenário economico e politico mundial, quanto pela questão extraordinária de ver um negro comandando os Eua. Não pelo simples fato de ele ser negro, mas por conta da herança cultural-racista que os Eua carregam.

Anônimo disse...

beijos
flávia
tadeu
belo
blog
maravilhoso
comovente
ler
martthin luther king
i have a dream too !!!